Páginas

Tradutor

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Cubo mágico ou Cubo Rubik



O Cubo de Rubik ou cubo mágico é um tipo de puzzle 3D, cujo objetivo é combinar todas as cores das pequenas peças que constituem o cubo, de modo que cada uma das 6 faces  acabe por ficar com apenas uma cor (cada face com sua respetiva cor, diferente da cor das outras faces). Portanto, num Cubo de Rubik existem 6 cores diferentes.


Cubo de Rubik foi inventado pelo professor de arquitetura húngaro Ernő Rubik em 1974. Inicialmente este “quebra-cabeças” foi chamado de Cubo Mágico pelo seu inventor, mas mais tarde o fabricante de brinquedos Ideal Toy Company mudou o nome para Cubo de Rubik. Este cubo acabaria por se tornar um dos brinquedos mais populares do mundo.


Existem várias variantes deste jogo. As mais simples apresentam apenas duas linhas e duas colunas em cada face; as mais conhecidas apresentam três linhas e três colunas em cada face, sendo este o Cubo de Rubik original; porém existem outras muito mais complexas, que possuem mais linhas e colunas.


Com o intuito de resolver o Cubo de Rubik, têm sido desenvolvidas várias técnicas e métodos. Sem essas técnicas a resolução do Cubo de Rubik é ainda mais difícil de se conseguir. Para termos uma ideia, o Cubo de Rubik com três linhas e três colunas possui 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis.


Se quiser tentar resolver o Cubo de Rubik no seu computador, fica aqui a sugestão de um bom programa que simula o cubo no seu computador: trata-se do Cubex. Este é um programa simples de manusear e que poderá fazer o download do programa para o seu PC. Para conhecer este programa, aceda ao artigo: http://www.webinfor.net/cubex-cubo-de-rubik/.
Para aceder ao site oficial do Cubo de Rubik, clique no link: http://www.rubiks.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário